quinta-feira, 10 de julho de 2008

Férias I - Atenas

Pois é ... as coisas pelo local de trabalho têm andado muito atarefadas com entradas cedito, saidas tarditas e até com um domingo de trabalho (sem direito a ar condicionado).

De qualquer forma, e dado que as férias já lá vão (parece que foram há meses!!!) para reavivar memórias vou começar uma série de posts com alguns "apontamentos de reportagem".

A chegada a Atenas aconteceu no domingo (dia 8/06) há tarde, depois de uma viagem em conta mas cansativa (escala em Zurique!!!) ... a viagem do aeroporto ao centro da cidade onde estava marcado o encontro com a nossa amiga "residente" foi feita de autocarro ... o que deu já para perceber como funcionava o trânsito e o aspecto dos "suburbios".

Atenas (em grego Αθήνα) é a capital da Grécia e também a capital da Ática. Além de ser uma cidade moderna, Atenas também é famosa por ter sido poderosa cidade-estado e um centro de cultura muito importante nos tempos antigos. A área metropolitana de Atenas tem cerca de 411 km2 e tem 3,3 milhões de habitantes, ou seja, quase um terço da população de toda a Grécia (que tem 10,9 milhões).

Dos relatos de algumas pessoas que já por lá tinham passado, as minhas expectativas em relação a Atenas eram relativamente baixas, tenho que confessar. Achava que ia encontrar uma cidade suja, caótica e desorganizada.

A verdade é que Atenas foi uma surpresa muito positiva. Imagino que o facto de ter morado em Marrocos se calhar alterou a minha percepção da realidade em termos de "níveis de higiene e salubridade", mas a verdade é que gostei muito de Atenas. Ok, as fachadas dos edificios estão bastante sujas e nota-se no ar que se respira a poluição atmosférica, que imagino se deve tornar insuportável em alturas de mais calor ... mas gostei da cidade.

Passámos em Atenas 3 dias completos ... deu para fazer muitos quilómetros a pé para visitar tudo o que constava nos guias turisticos : Acrópole, Templo de Zeus, Ágora Romana ... muitas calorias queimadas em peregrinações atrás das excursões de japoneses e outros asiáticos que são às centenas pela cidade ...

Mas deu também para aproveitar as inúmeras esplanadas que Atenas oferece aos turistas, para beber frappes ou uma cervejinha ... uns belos jantares com comida tipica ... e umas cervejinhas nuns bares ...

Percebo a "urticária" da nossa amiga visitada em relação a Atenas ... Atenas não é Barcelona ... é uma cidade onde a vida quotidiana não deve ser fácil ... os gregos não são especialmente simpáticos ... têm dificuldade em compreender os estrangeiros e também não se esforçam muito para tentar "chegar" lá ... mas para mim, que desde pequena achava as fotografias da Acrópole o máximo e sonhava em passear por baixo daquelas colunas, Atenas pareceu-me bem interessante e valeu a pena a visita !!!!




1 comentário:

Filipa disse...

Olá SM! Vim agradecer a visita e o comentário :)
Realmente o restaurante foi uma agradável surpresa, eu que vivo ali tão perto nunca lá tinha ido... É uma falta indesculpável :)Agora irei masi vezes com certeza!

Gostei de conhecer o seu blog, ainda nunca tinha vindo aqui parar.

Atenas parece bonito, nunca foi uma cidade que me chamasse muito a atenção mas até que gostava de ir lá um dia conhecer.

beijinhos